Não encontra o que procura?

Projetos

Projetos SOND´ART:

A arte é expressão da realidade, do vivido e a face mais visível do que é a transcendência e o espírito humano. 

A comunicação pela arte, pela música, envolve muitos processos e mecanismos físicos, psicológicos e emocionais.  A arte é o aspecto da atividade humana que mais potencia a evolução e desenvolvimento do mundo, a nível social, cultural, económico e de desenvolvimento geral das sociedades.

A arte faz nascer novas ideias, novas técnicas, novos valores, novas formas de ver a realidade, novos relacionamentos com a natureza e com os homens. A melhor forma de nos tornarmos imortais é através da arte, como fizeram Camões, Fernando Pessoa, Mozart, Picasso, Shakespeare, etc.etc.

A música, em especial, leva à superação da timidez, da depressão, do stress, reforça a autoestima, a capacidade de escuta do outro, a empatia, a capacidade de trabalho em grupo, o sentido de pertença, o voluntariado, a liderança, a valorização da nossa identidade, das tradições e da cultura.

ANOS

Alunos

Grupos na SOND´ART

Instrumentos

Bombos penitentes

Os Bombos Penitentes é a forma de as gerações mais novas poderem viver e participar no património religioso, artístico e cultural da Semana Santa de Braga. Este projecto visa envolver e motivar os alunos das escolas para o nosso património religioso, artístico e cultural. A escola é o espaço ideal para se fazer a transmissão destes valores, caso contrário, as nossas tradições acabarão. As músicas e os instrumentos foram feitos pensando em todo o valor simbólico e religioso da tradição cristã.

História e significado

Na sua origem pagã, eram um grupo de mascarados que percorria as ruas, anunciando a passagem dos condenados e relatando os seus crimes. Já «cristianizados», em tempos antigos, conforme a mentalidade de então, percorriam as ruas chamando os pecadores públicos à sua reintegração na Igreja, depois de arrependidos e perdoados. Era a forma do tempo, de entender a misericórdia para com os pecadores, aos quais tinha sido aplicada a indulgência (ou «endoença»).

Atualmente, atribui-se-lhe um significado substitutivo e residual, de chamamento dos Irmãos da Misericórdia para a procissão da noite. O uso das ruidosas «matracas» e «bombos» para este efeito foi instituído em anos remotos para substituir o toque dos sinos, que nos dias maiores da Semana Santa ficavam silenciosos.

Todos ao bombo

O ritmo é vida, é o tic-tac do relógio, é o som da sístole e da diástole do nosso coração, é o som das trovoadas que anunciam a chuva, que mata a sede da terra e abre as veias dos poços, é o som seco da pancada no peito a celebrar vitória ou a marcar o passo compassado para a batalha, é sangue que inunda as peles quando os calos rebentam, é o convite à festa, é uma comunicação simples, direta, que vai longe… enfim, simplesmente, é corpo e vida.

Disse-nos um amigo… quando oiço os bombos… simplesmente, vou atrás. Os bombos ligam-nos à terra, estão na raiz do que somos, fazem parte da nossa identidade nacional. O Homem e o Bombo, o movimento e o som, a força e o sangue, a côr e a alegria… É a síntese… da vida e da festa.

Os Bombos saem às ruas da cidade e passam no meio das pessoas que aplaudem, emocionam-se, alegram-se, admiram-se e tremem, porque o som a isso as convida.

O Projeto, “Todos ao Bombo”, nasceu para que arte da percussão seja para todos e que a diversão seja garantida.

Testemunho

“A experiência foi inacreditável! Superou as expectativas mais otimistas. Tínhamos previsto realizar uma atividade e tivemos de fazer três, devido ao grande número de bracarenses inscritos. Toda a gente teve oportunidade de tocar a Chula e o Malhão. Os amigos, das Associações de Braga, vieram ajudar para um final em apoteose. Está decidido: para o ano vamos tentar o “Encontro dos 1000 Tocadores”.


Braga Romana

INSTRUMENTOS ROMANOS BY SOND’ ART

Também estivemos presentes na Braga Romana a pedido da Câmara Municipal de Braga que nos desafiou a pesquisar e construir instrumentos genuinamente romanos. Várias foram as publicações pesquisadas, painéis de mosaicos de Pompeia, cerâmica grego-romana, etc, e o resultado foi o apresentado. Esperamos que gostem!

As escolas com formação de Percussão Sond’art participam ativamente nos eventos da Braga Romana e no desfile noturno.


Visitas de estudo

A Oficina de Música Sond’art participa no projeto, “À Descoberta de Braga”, organizando visitas de estudo para os alunos das escolas da cidade de Braga. O objetivo destas visitas é para que os alunos vejam como se constroem instrumentos musicais e eles mesmos possam ter a experiência de participar num determinado momento do fabrico dos instrumentos. 

O projeto “À Descoberta de Braga” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga que une a Cultura e a Educação num programa de intervenção que pretende congregar várias instituições e associações fazedoras de Cultura.

Este programa de intervenção cultural pretende ser um projeto educativo que crie rotinas e se enraíze nas dinâmicas pedagógicas de todos os estabelecimentos de ensino do Município através de visitas guiadas, sessões didáticas sobre instrumentos tradicionais, oficinas centradas nos nossos principais símbolos, ou cadernos pedagógicos que auxiliem pais e professores a orientar à descoberta do nosso património. 

Quem experimenta nunca mais esquece. A Sond’art abre as portas da fábrica de instrumentos de percussão tradicional às escolas para que os mais novos experimentem os bombos, os Cavaquinhos e saibam como são construídos.

O grande património da cidade de Braga é também a cultura tradicional sobretudo os Cordofones e os Membranofones (bombos).

Orquestra de cavaquinhos

Orquestra de Cavaquinhos Sond’art

 

A Orquestra de Cavaquinhos Sond’art foi criada para dar visibilidade ao projeto de formação “O Cavaquinho na Escola”. Ao longo destes quatro anos de formação, nas escolas do 1º ciclo, muitos alunos têm manifestado o desejo de tocarem em conjunto e aprofundarem os conhecimentos sobre o Cavaquinho e a música Portuguesa. Assim, juntaram-se  para mostrar que o cavaquinho está vivo e as novas gerações também se interessam pela música tradicional.

A Orquestra de Cavaquinhos continua com o processo de formação estruturado em instrumento por naipes, formação musical e ensaio de conjunto. 

Orquestra de Cordofones

A Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga foi criada para a valorização dos nossos cordofones tradicionais, do nosso reportório tradicional e para juntar os músicos que tocam estes instrumentos em concertos, espectáculos de música, romarias, festas populares e ações de promoção da nossa música e das nossas tradições. Braga,  “Capital do Cavaquinho” precisa de uma Orquestra onde estes instrumentos tradicionais, tenham destaque e sejam valorizados, quer como instrumentos solistas, quer como instrumentos de acompanhamento.

A Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga nasceu da ideia conjunta da Associação Projet’art e Associação Ida e Volta, para se promover o conceito “Braga Capital do Cavaquinho”, e ainda da promoção da Viola Braguesa e de outros cordofones tradicionais da nossa região. A Orquestra reúne alguns músicos especialistas, com muito traquejo neste tipo  de instrumentos tradicionais, tais como as braguesas, cavaquinhos, bandolins, guitarras e contra-baixos.

A Orquestra surge da necessidade de Braga ter grupo representativo, onde estes instrumentos tradicionais se destacam e são valorizados, quer como instrumentos solistas, quer como instrumentos de acompanhamento . 

A Orquestra é fundamentalmente constituída por músicos de Braga, que dedicaram e dedicam a sua vida a tocá-los, em demonstração de todo o seu potencial.

Atualmente é um projeto apoiado pela Câmara Municipal de Braga, pela Sond’art e pela APCinstruments. 

Se sabe tocar um instrumento de cordas, Cavaquinho, Viola Braguesa, Bandolim, Guitarra, Rabeca ou violino, Viola, Baixo ou contrabaixo, Bandola ou Bandoloncelo, e deseja pertencer a um projeto único e com identidade, para divulgar a nossa música, APAREÇA. 

Neste momento, os ensaios são às quartas-feiras, a partir 21h, nas instalações da Oficina de Música Sond’art, em Maximinos, Colégio São Caetano. Largo Madre Deus.

Pode frequentar aulas de Bandolim, ou de formação musical.   

Estão abertas inscrições para pertencer à Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga.

www.octb.pt

Dixie Band

Braga também tem JAZZ. 

A Sond’art deu origem à primeira Escola de JAZZ de Braga e à primeira Banda de JAZZ. 

AS RAÍZES DO JAZZ E A ORIGINAL DIXIELAND JAZZ BAND

 Quando se fala nas origens do Jazz o cenário que se depara é obscuro e um pouco incerto. Sabe-se que os elementos que influenciaram o seu nascimento foram trazidos da África pelos escravos, que intervieram de forma significativa ao nível cultural, vindo a criar um novo modo de comunicação e expressão de sentimentos.A forma mais importante de expressão da música Afro-Americana são as manifestações religiosas, na maioria das vezes ouvidas por plateias brancas (de uma forma mais afectada do que a ouvida nas igrejas negras rurais). O que hoje é conhecido como música gospel é reflexo da importante carga emocional e força rítmica dessas manifestações primordiais. Dessa época são as músicas de trabalho e músicas infantis.A música negra na América manteve muito do original Africano no que diz respeito às suas características rítmicas e também na tradição de colectividade e improvisação. Esta herança misturou-se com a música local, gerando muito mais que um novo estilo, uma nova forma de expressão musical, que ganha um peso cultural ainda maior quando lembramos que a actividade musical era proibida entre os escravos.Com a libertação dos escravos, a música Afro-Americana cresceu rapidamente.A disponibilidade de instrumentos musicais, incluindo refugos de bandas militares, e a liberdade recém-conquistada, permitiu o nascimento das raízes básicas do jazz: as bandas de metais, a dança e o blues.Na década de 1910, a Original Dixieland Jazz Band constitui um marco importante na afirmação do Jazz, realizando concertos, digressões e gravações musicais.

"Música é a constante renovação. Cada vez que alguém toca, traz ao mundo um novo som."

Instrumentos

Academia

Estúdio