Não encontra o que procura?

Oficina da música sond'art

Oficina Sond´Art:

Visitar Facebook

A percussão está definitivamente enraizada na cultura humana e teve um papel no desenvolvimento social e cultural do homem. Alguns autores colocam a percussão antes do aparecimento da linguagem, como meio de comunicação dos homens pré históricos. O ritmo facilita a compreensão das primeiras noções musicais e, no caso português, o Bombo é uma mais-valia fundamental que permite uma genuína construção articulada do saber.  

A Sond’art, além da formação musical dos projetos de percussão tradicional para crianças, jovens e adultos, desenvolveu, também, o projeto do fabrico de instrumentos de percussão. Os nossos instrumentos, na sua produção, são estudados para se adequarem às idades e características dos tocadores, resistência, sonoridade, leveza, beleza e identidade do grupo. Cada pessoa, cada grupo, pode criar os seus instrumentos, para os tornar seus e poder dizer… “este instrumento é meu… ele é aquilo que eu sou”Na construção dos nossos instrumentos todos os materiais são nacionais e de origem portuguesa, reforçando e mantendo os processos de produção artesanal ancestrais e as suas  características de instrumentos tradicionais portugueses.

Instrumentos artísticos:
A Sond’art e o Artista Miguel Neves Oliveira criaram autênticas obras primas. Uma fusão da percussão com as Belas Artes, nomeadamente escultura e pintura. Os instrumentos estão mesmo muito bonitos. Quem sabe… a Braga Capital do Bombo, até faz uma exposição com uma coleção completa destes instrumentos para celebrar a nossa capital…

Em Braga, até se fazem Bombos para os namorados…
Os “Bombos dos Namorados” exposição na montra principal do Posto de Turismo de Braga. Estes instrumentos resultaram de uma parceria com a bordadeira Camila SilvaMilinha, com o apoio da Adere-Minho. O Professor e músico Joaquim Pinto Gonçalves, de Torres Vedras, está a desenvolver o Projeto “Bombos com Arte”. A Sond’art prepara as estruturas e montagem dos instrumentos e o Joaquim dá-lhes sentidos e alma. 

Testemunho do Professor Joaquim Pinto Gonçalves:
“A minha colega e aluna, mas sobretudo grande amiga, Lourdes Silva, presenteou-me com um pouco do filme da minha vida. A minha terra, os meus projetos musicais, a minha escola e a minha cidade de adoção. Também o meu primo, grande artista plástico José Mendes, quis retratar a cidade de Torres Vedras, aproveitando os aros do Bombo para representar a festa que é o Carnaval de Torres.”

A Sond’art, tem feito instrumentos para o grupo de Zés Pereiras, os Frujeiras, com motivos dos Lenços de Namorados de Vila Verde. Instrumentos lindíssimos que são autênticas obras de arte. Grandes músicos fazem os seus instrumentos na nossa Oficina Sond’art. Muitos grupos tem instrumentos personalizados, com características únicas. Os instrumentos são totalmente construídos com materiais nacionais e de forma artesanal. A Sond’art é uma Oficina que privilegia os materiais naturais. A madeira, as peles, as cordas, o couro, são preparados e trabalhados respeitando todas as exigências dos músicos de forma a que se construam instrumentos de excelência.

VENHAM VISITAR A NOSSA OFICINA DA MÚSICA SOND’ART

ANOS

Alunos

Grupos na SOND´ART

Instrumentos

Construção de instrumentos:

Fase 1

Escolha e preparação da madeira para moldar. Preparação das estruturas, aros, arquinhos e reforços.

Fase 2

Colagem da estrutura com escantilhão, colagem dos aros em cunha, colagem dos arquilhos na forma da estrutura.

Fase 3
Furação dos Aros e lixagem para aplicar o primário. Lixagem da Estrutura para os acabamentos. Preparação dos reforços para a colocação das peles. Colocação do Ouvido na Estrutura.
Fase 4

Preparação para a colocação das peles nos arquilhos. Acabamentos e decoração do instrumento.

Fase 5

Ajustamento dos aros . Encordoamento e afinação do instrumento com os esticadores. Nas caixas – colocação do esticador e da esteira para o rufo. Afinação dos bordões.

Reparação:

A Sond’art é constituída por músicos, artistas, pessoas sensíveis que cuidam, reparam e constroem instrumentos únicos e preciosos. Se o seu instrumento se estragou nós cuidamos da sua reparação como se ele fosse nosso. A recuperação do seu instrumento terá a atenção e os cuidados que você lhe dá.
A nossa Oficina Sond’art é um espaço onde você também poderá ajudar a reparar, a construir e a criar os seus instrumentos.

7 + 2 =

"Música é a constante renovação. Cada vez que alguém toca, traz ao mundo um novo som."

Instrumentos

Academia

Estúdio